Circo Mínimo
news menu leftnews menu right

 

“NuConcreto” é o resultado artístico de uma pesquisa teórica de conceitos extraídos da obra do geógrafo Milton Santos e dos seus estudos sobre a vida em sociedade, nos centros urbanos contemporâneos, e as influências da globalização.

Conceitos como território, lugar, verticalidade e horizontalidade, território usado e espaço de fluxos, servem de ponto de partida para a criação de cenas, imagens e situações relacionadas ao tema amplo: o da metrópole contemporânea e o homem – ser social – que nela habita.


A narrativa de “NuConcreto” respeita livremente a do livro “Por uma outra Globalização - do pensamento único à consciência universal”, de Milton Santos.


“NuConcreto” não parte de uma dramaturgia pronta. Os procedimentos de trabalho foram se estruturando no decorrer do processo de montagem. A partir dos conteúdos estudados nos seminários, debates e leituras, os atores criavam cenas e propunham imagens que, depois de trabalhadas e ordenadas, eram apresentadas ao restante da equipe e também ao público, já que todo o processo foi permeado por ensaios abertos semanais. Estes propunham caminhos de estruturação da narrativa e os atores, com a direção, voltavam a trabalhar sobre o material. Assim foi se configurando um espetáculo sem fábula, cuja narrativa é amarrada a partir dos aspectos mais teatrais, contundentes e contemporâneos presentes nos estudos de Milton Santos.


A proposta cenográfica é também um ponto de partida do espetáculo. O cenário, um grande “trepa-trepa” de canos de ferro, faz referência à cidade, com seus compartimentos; à sensação de abafamento e aperto dos centros urbanos; aliados às possibilidades lúdicas e simbólicas viabilizadas pelas técnicas circenses, em especial as técnicas do mastro chinês, pouco exploradas pelo circo ou pelo teatro brasileiros.
“NuConcreto” é a primeira incursão do CIRCO MÍNIMO por uma encenação em que o público e a cena ocupam o mesmo espaço. Essa opção foi resultado das soluções encontradas no decorrer do processo criativo do espetáculo, em confronto com o conteúdo proposto por Milton Santos.


“NuConcreto” é um espetáculo sensorial, interativo, humorado, e extremamente conectado com a vida urbana da metrópole.

 
  
 


ZOL DESIGN - XHTML and CSS.