Circo Mínimo
news menu leftnews menu right
 

Rodrigo Matheus :: Fundador e diretor artístico do CIRCO MÍNIMO. Formado em Artes Circenses pelo Circo Escola Picadeiro de São Paulo e Fool Time Circus Arts da Inglaterra (Bristol). Graduou-se na Faculdade Paulista de Artes - FPA em 2008 e fez Mestrado na Universidade Estadual Paulista - UNESP, ambos em Artes, especialização em Artes Cênicas. Iniciou sua carreira teatral em 1978 e sua carreira circense em 1985. Foi um dos idealizadores, fundadores e diretores da Central do Circo e do CEFAC, Centro de Formação Profissional em Artes Circenses.

Com o espetáculo Circo Mínimo, de 1988, do qual foi autor, produtor e ator, iniciou sua pesquisa sobre a ligação entre o circo e o teatro, depois desenvolvida em espetáculos como “Prometeu”, “Deadly”, “Gravidade Zero”, “Moby Dick”, “João e o Pé de Feijão” e vários outros, como ator ou diretor. Com seus espetáculos viajou para Espanha, Inglaterra, Alemanha, Austrália, País de Gales, Ilha de Malta, México, Argentina, França, Bélgica, Escócia, Nova Zelândia e Colômbia.

Desde 2000 vem dirigindo espetáculos misturando técnicas circenses e teatrais, incluindo direções para o NICA – National Institute of Circus Arts na Austrália e o Circus Space, em Londres, Inglaterra. Suas direções incluem trabalhos com o Ballet da Cidade de São Paulo, para a Central do Circo, a Escola Livre de Teatro, além dos grupos Trampulim (MG), Ponte Prá Lua (Campinas, SP), Solas de Vento (SP), Circo Enxame (SP), Casa de Cultura Aruanã (São José do Rio Pardo) e para o CEFAC (SP). Foi professor convidado na Escola Livre de Teatro de Santo André e Escola Nacional de Circo, RJ, da Funarte. Foi, durante 2012 até 2013, assessor/consultor para circo no programa Fábricas de Cultura, da SEC-SP.

Ministrou aulas de circo em inglês entre os anos 2015 e 2018 no Colégio Vértice, em SP.

 

  

 

 

  
  
Ricardo Rodrigues :: Ator e Circense. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas em 1996 e Especialista em Técnicas Aéreas Circenses desde 1999.
Fundador da Cia Solas de Vento, em parceria com Bruno Rudolf, que experimenta a linguagem circense aliada ao teatro e à dança.
Trabalhou com os diretores Antonio Januzelli Jano, Carla Candiotto, Cristiane Paoli Quito, Debora Dubois, Eric Nowinski, Adriana Grechi, Kris Niklison, Antonio Abujamra, Francisco Medeiros, Hugo Possolo, Jairo Matos, Mark Bromilow, Naum Alves de Souza, Rodrigo Matheus e Sandro Borelli. Realizou parcerias com Circo Mínimo, Linhas Aéreas, Circo Zanni, Núcleo Artérias, Circo Fractais, Circo Vox, Acrobático Fratelli, Circo Nosotros, Central do Circo.
Foi artista selecionado pelo Cirque Du Soleil nas categorias ”Acrobata Aéreo” e “Ator Físico”. Atualmente circula com o repertório da Cia Solas de Vento pelo país e exterior.
Alguns dos principais espetáculos são: VIAGEM AO CENTRO DA TERRA, direção de Eric Nowinski, criação e realização Cia Solas de Vento. Indicado como melhor espetáculo, melhor ator e melhor trilha original no prêmio FEMSA 2015. MEMÓRIA ROUBADA – direção Mark Bromilow - realização SOLAS DE VENTO, LINHAS AÉREAS e Cie.LES DEUX MONDES.
Vencedor Do Premio da Cooperativa Paulista de Teatro na categoria Melhor Integração de Linguagens Cênicas e Multimídia. A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS, direção Carla Candiotto, realização SOLAS DE VENTO. Vencedor Dos Prêmios APCA nas categorias de Melhor Ator e Melhor Direção e FEMSA na categoria de Melhor Ator. NUCONCRETO, direção Rodrigo Matheus e Alexandre Roit. MIRANDA E A CIDADE, de Aimar Labaki, direção Rodrigo Matheus. CIRCO ZANNI – direção Domingos Montagner.


 

 




 
Ronaldo Aguiar :: Multiartista que permeia em diversos meandros das Artes Cênicas: É ator, bailarino, educador, coreógrafo, palhaço, artista circense e diretor. Iniciou sua formação artística em Recife e durante sua trajetória teve a oportunidade de vivenciar e experimentar várias linguagens. Formado em licenciatura em Dança pela FPA- Faculdade Paulista de Artes, estudou balé clássico no Studio de Dança; dança contemporânea no espaço experimental de dança e técnicas circenses na EPC- Escola Pernambucana de Circo. Participou de diversos espetáculos de circo, dança e teatro. Como educador, ministrou oficinas para a Unesco, Prefeitura de Recife, Movimento Tortura Nunca Mais, SP Escola de Teatro, dentre outros. Integrou a Cia. de Artes Movimento, a Trupe da Escola Pernambucana de Circo, o Grupo de Teatro Popular Vem Cá, Vem Vê, Super Egos Produções e Jorge Garcia Companhia de Dança. Foi indicado a prêmio de melhor ator infantil no FEMSA 2012 com o espetáculo "Caravana, Memórias de um Picadeiro", sob a direção de Chico Pelúcio. Em 2015, ganhou o Prêmio FEMSA de melhor ator infantil pelo espetáculo "Simbad – O Navegante", do Circo Mínimo. Atua nos Doutores da Alegria desde 2002 e, atualmente, é Coordenador Artístico da Instituição.

  
   
   
   
   
 


ZOL DESIGN - XHTML and CSS.